Quem foi Margaret Hamilton? Sua história, importância para computação e legado.

Codando Community
2 min readApr 9, 2021

Quem foi?

Margaret Heafield Hamilton nasceu em 17 de Agosto de 1936 em Paoli, Indiana. Se formou em 1954 no Ensino Médio e, 4 anos depois, se formou em Matemática pelo Earllham College. Em seguida, Margaret se mudou para Massachusets, Boston. Se pós graduou em Metereologia e passou a trabalhar no Departamento de Metereologia do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) onde desenvolvia softwares para previsão do tempo.

Poucos anos depois, Hamilton ingressou no Projeto SAGE, um precursor do Apollo, onde faria história. Neste projeto, ela desenvolveu softwares para satélites que identificavam possíveis aeronaves inimigas para a Força Aérea Americana.

Logo após o projeto SAGE, Margaret finalmente ingressa no Projeto Apollo no Laboratório Charles Stark Draper como programadora e depois foi para a área de Modelagem de Sistemas. No Projeto, sua equipe foi responsável por desenvolver os sistemas de voo, sistema de comando e, principalmente, o sistema de pouso na Lua. Graças a Hamilton, esse último não foi interrompido por conta da detecção e recuperação de erros que ela mesmo desenvolveu para possíveis problemas. Sem ele, a missão teria falhado e os astronautas não teriam sobrevivido. Seus códigos também foram reutilizados no Projeto Skylab.

Legado

Além de ter contribuído fortemente para o sucesso da Missão Apollo 11, Margaret Hamilton foi uma das pioneiras da área de Engenharia de Software, que cuida do processo de elaboração de programas desde a elicitação dos requisitos até a manutenção do programa. Após o sucesso no Projeto Apollo, ela co-fundou a Higher Order Software (HOS), que visava novas soluções para prevenção de erros e tolerância a falhas em softwares. Ela também é fundadora da Hamilton Technologies, a qual é CEO até hoje. Hamilton também é um exemplo da presença feminina no mundo da computação e tecnologia pois na década de 1960, as mulheres não eram encorajadas no mundo da tecnologia e, ainda assim, ela fez história.

--

--